segunda-feira, 26 de março de 2012

Brigas: O Tempero da Relação


Desentendimentos entre duas pessoas que se amam é algo normal? Pode até ser costumeiro... Disseram-me uma vez que ‘brigar’ é o tempero da relação... Achei meio estranho isso... 

E olha que gosto muito de temperos, condimentos... Mas acredito que o amigo que me disse isso se referia a muuuuita, mas muuuita pimenta malagueta na relação... hehehe...

Em uma citação vamos ver um dos segredos de uma relação afetiva saudável, nutritiva:


“Diferenças nos afastam quando as usamos como identidade, porém, nos aproximam quando as utilizamos como superfície de contato para aprender mais e ir além na percepção”. (MestreLasak)

O sujeito ficou muito bravo por querer saber qual a programação alimentar do jantar, logo ao café da manhã, e sua parceira achou melhor pensar nisso mais próximo à noite. Discussão na hora. Ele queria controlar tudo, ter tudo programado, ao alcance de sua visão, ela queria deixar para depois, não via necessidade de tamanha antecedência.

Quem estava certo ou errado?  Melhor ainda: Há “certo” ou “errado” nessa situação? Você pode até discordar de mim, aprenderemos com isso (Viu? Viu? É possível!), mas penso que não há errado.

Acredito que estejamos diante de diferenças, jeitinhos diferentes de lidar com um mesmo fato – de pensar e de agir. De um modo ou de outro, pode apostar que ambos estarão bem alimentadinhos, muito provavelmente juntos.

Cada qual quer sempre que as coisas sejam ao seu modo -conforme suas preferências- e motivos para justificar o modo de pensar, os parceiros sempre encontram... “Ele está errado, veja só...”

Está brigada com seu parceiro? Discordaram e entraram em uma discussão, ou só deixaram que se instalasse certo ‘mal estar’? Sugestão: relaxa,  pensar diferente não quer dizer pensar errado. Um jeito diferente do seu não é um jeito ruim, é um jeito diferente.

Nas nossas relações, nem sempre se trata de mais ou menos eficiente, lógico ou não. Considere só somar diferenças àquilo que você pensa? Você vai além, passa a ter escolhas, torna possível flexibilizar, pois vislumbra possibilidades...

... E a relação afetiva amadurece, fica pacificada, ambos crescem, ampliam o alcance de visão. E o tempero da relação? Bem... Isso fica por sua conta...  e criatividade...

Abraço,

Do seu amigo, Lucius Augustus, IN.

0 comentários :

Postar um comentário