terça-feira, 15 de maio de 2012

A Engrenagem do Agora


Considere um cirurgião, no momento em que está diante do seu paciente em uma  mesa de cirurgias, ou um relojoeiro, manuseando pequenas ferramentas nas minúsculas partes da máquina de um relógio sofisticado. Você imagina um deles com raiva, mãos trêmulas, mente perturbada nesses momentos?

Podem até sentir, mas na hora que vão exercer suas práticas, deixam de lado toda perturbação, caso contrário não conseguem a exatidão necessária.

Graças à concentração e ao foco, realizam com excelência seus trabalhos. Com mãos trêmulas não conseguimos manusear pequeninas ferramentas, trabalhar detalhes, perceber o todo da parte ou a parte no todo.

Quando tratamos da vida, não é diferente. Há situações que se abrem para nossa criatividade e improviso, mas isso não quer dizer que podemos deixar em último plano a serenidade e a paz. Ambas são encontradas em nosso núcleo de percepção. A Paz é de nossa natureza essencial. E mesmo em momentos de improviso, mente serena e mãos firmes sempre são muito úteis, não acha?

Considere uma situação em que é preciso tomar decisões, fazer escolhas, agir, e “os nervos estão à flor da pele”. Não é diferente de um cirurgião com mãos trêmulas. Há momentos nos quais precisamos de exata, justa medida.  O acontecimento  convoca o melhor de nós, a ordem que já construímos em nossos mundos internos.

Se em nossa mente houver perturbações, a percepção sofrerá interferência, a reação será contaminada e os efeitos da causa posta em movimento serão comprometidos.

É o exercício de um direito seu ficar com raiva (perturbação) assim como ficar em paz (ordem interior). Se depender de sua vontade, com qual você fica?Qual você considera favorável a um plantio próspero?

Depende de sua vontade. Requer sua escolha consciente.

Considere respirar profundamente e perceber o acontecimento que tem diante de você como a máquina de um sofisticado relógio de pulso que você quer manipular com precisão. Mãos trêmulas e mente perturbada se assemelham nesse caso. É preciso atenção, foco e serenidade.

Lembre-se. A Paz não requer esforço. Basta que você se entregue à sua própria natureza divina e parta da aceitação do que vive. Você terá toda a precisão e exatidão de que necessita.

Abraço do amigo, Lucius Augustu, IN.

1 comentários :

  1. Verdade,muito bom este texto,se todos fossem ficar com raiva na hora de exercer algo com exatidão,o que seria da humanidade,não é?É preciso ter relamente calma em nossa vida para saber lidar com as situaçoes q a vida nos apresenta....bjs e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir