terça-feira, 12 de junho de 2012

Enquanto houver Trono...

Você já ouviu falar do ‘Rei Problema’? Não? Pois bem, eu o apresento a você: é a situação, fato ou significado atribuído a algo, que senta em uma poltrona muito especial que a gente tem dentro da cabeça.

Ainda não conheceu? Continuemos...

Imagine que na sua mente (como que um enorme salão) há no centro – bem no centro – uma bela poltrona, como um trono até! Imaginou? Quem sentar nessa poltrona é o centro de suas atenções e, soberbo e pomposo, reina soberano, enquanto você deixar.

De acordo com a importância que atribuímos aos fatos, relações e significados em nosso dia a dia, destacamos algo que parece ser mais importante e sério do que as outras coisas: é o nosso Rei Problema. Por ficar no centro do salão, se posiciona prazerosamente na poltrona.

O que é escolhido como tal, só ocupa a Poltrona Real porque damos atenção excessiva. Por isso que, por exemplo, um fato ocupa o centro de nossas atenções.

Há problemas que estimulam preocupação e medo... Há aqueles que estimulam indignação e ansiedade... Há aqueles que estimulam descontentamento e insatisfação... Há tantos tipos quanto nossa criatividade permitir...

Um fato curioso: quando na ausência de “problemas”, há pessoas que elegem a falta de problemas como problema. Não é interessante esse fato? Quando na ausência de problemas, muita gente acaba oferecendo o trono para alguma coisa, como se o trono não pudesse ficar vazio.

Preste atenção: há quem não saiba viver sem um soberbo Rei Problema. Na falta inventa um... Mas que o trono não fica vazio, não fica mesmo!

Podemos mudar isso? Claro que sim... O tipo de relação que estabelecemos com nossos desafios é fruto do hábito, e eleger problemas também resulta do hábito. Desse modo, podemos escolher algo diferente, para ficar no lugar do velho hábito, e insistir no novo...até que o novo vire hábito.

Uma sugestão? Com muito prazer, queridos amigos: preste atenção em quem está sentado no trono do ‘rei problema’, retire do trono e escolha o que vai colocar no trono... 

Pode ser, por exemplo, o ‘Rei Coragem’, o ‘Rei Confiança’, o ‘Rei Otimismo’... Você decide... Um dia, você terá uma surpresa: a poltrona real não afinizará mais com problemas e se revelará ‘Trono Gratidão’.

Um abraço, do amigo Lucius Augustus, IN.

6 comentários :

  1. Muito agradecida, adorei a ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Ines,

      a ajuda é diretamente proporcional à sua disposição. E isso te faz admirável!

      Um forte abraço,

      Lucius

      Excluir
  2. Aplausos, meu amigo. Penso o mesmo. Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Claudio Poeta,

      amigo para excelentes reflexões... muito bom contar com sua presença.

      Abração, amigo!

      Lucius

      Excluir
  3. Respostas
    1. Estimada amiga Ana Tapadas,

      obrigado! Aprendemos juntos, sempre.

      Um grande abraço aos amigos Alentejanos, e congratulações pelo belíssimo trabalho do raraavisinterris.

      Lucius

      Excluir