quinta-feira, 12 de julho de 2012

Viva o Momento!

Tudo aquilo que é conhecido traz uma sensação de segurança e de controle, e a previsibilidade chega a ser muito agradável, ainda que inconveniente, pois não causa sobressaltos e nem sustos. Podemos não gostar do que é conhecido como ‘colheita certa’, mas o fato de ser ‘certa’, torna a colheita aceitável (afinal, a ilusão de controle requer garantias).

Ainda assim há quem goste de assistir um filme de terror, de ir à montanha russa, de se aventurar em locais desconhecidos. O coração acelerado, a respiração fica ofegante... Estado de alerta e o corpo preparado para fugir ou lutar... E, nesse caso ainda que seja desagradável é desejável.

Susto de fantasma previsível não é tão ruim, certo? Hehehe... Qual a semelhança entre o susto causado por aquilo que é provocado, como andar de montanha russa, e o que é previsível mas inevitável, como é o caso da ‘colheita certa’ de que falei há pouco? Em ambos os casos, como a ilusão de controle é satisfeita, a segurança resulta da impressão de ter o “risco sob controle”.

Mas basta dar de cara com a imprevisibilidade que o sentimento de falta de controle já é suficiente para provocar uma reação de grande desconforto, que não difere das reações que citei há pouco e ainda assim é capaz de estimular bastante sofrimento.

Quando esse sofrimento estimulado pela falta de controle decorrente da imprevisibilidade vira hábito (resposta habitual aos estímulos de mesma natureza), não importa tanto o “tamanho” da encrenca, que a reação de sofrimento passa a ser intensa da mesma maneira:

  • “sofro de ansiedade por não saber que nota tirei na prova bimestral”.
  • “sofro de ansiedade por não saber se ‘fulano’ gosta mesmo de mim”.
  • “sofro de ansiedade por não saber se vou sobreviver ou não à queda do aviãaaaaaaaaaa ...”


Conhece aquela expressão “relaxa e goza”? É isso: respira fundo, relaxa, confia mais em você e na Vida, e deixa que depois você lida com o depois. Agora é tudo, queridos amigos!

Abraço, do amigo Lucius Augustus, IN.

1 comentários :

  1. Obrigado amigo pelos textos q vc escreve, tenho 21 anos e sofro muito com isso, principalmente nos meu relacionamentos com mulheres, sou muito inseguro e mesmo que tudo esteja correndo bem eu acho que a qualquer momento tudo vai desabar. Ler os seus textos esta me ajudando aos poucos a melhorar. Grande abraço

    ResponderExcluir